Vocês sabiam que em novembro ( mais especificamente, dia 06 de Novembro), o Theatro Municipal da nossa cidade completa seus 96 anos de existência?
Pare pra pensar, é quase um século de espetáculos, festas, exposições, danças e todo o tipo de cultura que passou por aquele palco. São tantos artistas e tanta gente que pôde beber um gole da arte apresentada, sentir-se tocado pelas manifestações artísticas dos sanjoanense e de muita gente de todo o país ( e por que não dizer, do mundo?).
E vocês sabem como tudo começou?
A história do Teatro Municipal começou em 1911, quando jovens sanjoanenses retornaram dos estudos na Europa e nos Estados Unidos dispostos a incentivar a cultura em sua terra. Naquele ano, em 15 de setembro, o vereador Joaquim Lourenço de Oliveira propôs isenção de impostos por dez anos a quem construísse um teatro na cidade.
Em 24 de fevereiro de 1913, de uma sessão realizada no Centro Recreativo Sanjoanense, sugiu a Sociedade Anônima Companhia Teatral Sanjoanense, com a presença de 113 acionistas da Companhia, tendo como presidente o Tenente Coronel Joaquim Cândido de Oliveira.
|
projeto da fachada |
|
Com a aprovação do projeto, assentou-se a pedra fundamental em 13 de maio de 1913. No local, bem na base da primeira coluna de ferro, foram depositados documentos e moedas da época. Para construir o prédio foi necessário importar da Europa toda a estrutura metálica, que compreendia a sustentação dos mezaninos, as tesouras do talhado, pilares aparentes. Estes foram pré-fabricados e numerados na Bélgica, sendo apenas montados aqui. A fiscalização e execução da obra ficaram a cargo do construtor, Antonio Lanzac.
O Teatro Municipal de São João da Boa Vista foi inaugurado em 8 de novembro de 1914. Na ocasião foi apresentada a peça "Uma Causa Célebre", da Companhia Santos Silva.
E durante os anos que se passaram, o teatro passou por muita coisa. Tornou-se ringue de patinação e cinema, foi descaracterizado por várias reformas, que tiraram grand eparte dos camarotes e frisas. Por muito tempo, o grande teatro, ficou fechado e cogitou-se demoli-lo para a construção de um supermercado.
Em 26 de agosto de 1981, o então prefeito Nelson Nicolau declarou o Teatro Municipal de utilidade pública. No ano seguinte, já com parte das dependências deteriorada, recebeu em palco improvisado, a comediante Dercy Gonçalves. Na oportunidade, a artista chamou a atenção para o péssimo estado de conservação do prédio histórico. Em 1983, os jornais da cidade noticiaram que o Teatro seria demolido.
|
Peça em 1940 |
Só em 84 é que o prédio foi comprado pela prefeitura e após a compra do prédio, realizou-se pesquisa de opinião pública na qual a população manifestou o desejo de ver o prédio restaurado. Foi nomeada uma equipe pela prefeitura de profissionais para a elaboração do projeto de restauração e reciclagem. O grupo foi a São Paulo entregar o trabalho ao Condephaat que iniciou o processo de Tombamento de Teatro.
Em janeiro de 1998, o então prefeito Laert de Lima Teixeira criou a Fundação Oliveira Neto como objetivo exclusivo de arrecadar recursos para as obras do Teatro.O resultado de uma campanha da Fundação Oliveira Neto, foi empregado na execução do revestimento das paredes, dos pisos dos camarins e da escada de emergência. Também foram substituídas as madeiras da curva da ferradura e de apoio dos gradis.
|
Após a reforma |
A Associação dos Amigos do Teatro Municipal foi constituída em 20 de abril de 2003. Suas atribuições são: promover a popularização do Teatro, realizar eventos com a participação de grupos e escolas locais, organizar a agenda de espetáculos do Teatro em parceria com o departamento de Cultura e Turismo e entidades culturais do município.
E pra comemorar...
A AMITE preparou uma programação especial para a comunidade comemorar e apreciar os mais diferentes espetáculos de dança, música e artes.
Vocês podem estar conferindo as programações da Amite através do site
http://www.amite.com.br/.
Parabéns ao nosso Teatro e à todos, um bom espetáculo!